segunda-feira, 28 de junho de 2010

H-D injetada esquenta mesmo !

O motor TC 96 dissipa grande quantidade de calor devido às condições que são exigidas pelos programas anti-poluentes. Filtro de ar e escapamentos restritos aliados a uma mistura ar/combustível muito pobre fazem com que os motores H-Ds sofram muito para gerar potência e a potência gerada, e não utilizada, acaba em calor a ser dissipado pela máquina, como em qualquer máquina térmica. No uso em viagens essa característica do motor refrigerado a ar passa desapercebida em virtude da ventilação forçada, mas no trânsito pesado é algo que muitas vezes faz a pessoa pensar no carro com ar condicionado... principalmente no verão carioca. Solução para isso: deixar o motor trabalhar como ele foi concebido e para isso voltamos a velha estória de filtro de ar e ponteiras esportivas e afinação da injeção para melhorar a mistura. As vistorias feitas nos diversos Detrans das capitais vem mostrando que as modificações de filtro e escapamento esportivos ficam dentro dos limites tolerados desde que a mistura seja bem regulada para tal. Além do beabá, muita gente faz opção pelo radiador de óleo como forma de ajudar na dissipação do calor gerada pela refrigeração a ar dos motores H-Ds. O radiador de óleo, ao contrário do radiador de água, só funciona com a moto em movimento porque depende da ventilação forçada feita pelo deslocamento da moto para resfriar o óleo e consequentemente resfriar o motor e diminuir a dissipação do calor feita pela máquina. Ajuda mas não resolve no trânsito. A H-D melhorou a eletrônica dos TC 96 e hoje você já pode programar, com a ferramenta adequada, o motor para que o cilindro traseiro seja desligado em velocidade perto de zero e temperatura acima de 100º (ou coisa parecida) dando maior conforto no trânsito pesado das grandes cidades. Portanto, H-Ds maiores e mais novas (as Sportsters esquentam também, mas em nível menor) esquentam, mas o bom disso é que dá motivo para você começar a mexer nelas.

Fonte: Blog do Wolfmann

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