segunda-feira, 28 de junho de 2010

Efeitos dos preços competitivos

A seguir, mais um texto interessante publicado no blog do Wolfmann (RJ): "Eu tenho certeza que nós somos os interessados em comprar H-D por preços mais competitivos, mas depois do processo judicial que se iniciou em Março eu fico em dúvida sobre quem é o interessado em popularizar as H-Ds. Um dos interessados em vender H-D deveria ser a própria H-D, mas a produção vem em ritmo bem pequeno e apenas de modelos consagrados ou lançamentos. Um dos não interessados em vender H-D deveria ser a H-DSP. Afinal, para que colocar azeitona na empada de quem está me processando ? Mas isso também não acontece. Com as sucessivas promoções a H-DSP vem vendendo bem ou será que somos nós que estamos comprando devido aos baixos preços ? A popularização que vem ocorrendo com os preços mais acessíveis das HDs vem trazendo alguns efeitos marginais que deixam muita gente pensando. Mostra que a marca é forte e tem um bom potencial de mercado que se encontrava adormecido devido à política de preços do dealer nacional. Também mostra que existe uma "gordura" na margem de revenda das HDs que pode (e deve) sofrer um "emagrecimento" definitivo. Acredito que a atual tabela de preços promocionais vem deixando muita gente com dor de cotovelo por ter comprado a sua moto por um preço bem mais alto do que poderia (e foi vendida), mas tenho certeza que não existe ninguém jogando dinheiro fora e todos fizeram o melhor negócio possível à época da compra de suas motos. Por outro lado, vemos que o dealer nacional (que ganhou tantos prêmios de vendas) praticou preços que tinham a nítida intenção de elitizar a marca, já que preferia ganhar em uma moto o que poderia ganhar vendendo duas ou três. A economia de mercado dá dois caminhos para o comerciante: vender muito com margem menor ou vender pouco com margem maior. Em ambos os casos, o lucro auferido se equipara e dependendo da demanda represada pode ser muito melhor uma venda em menor número ( para manter o mercado aquecido ) do que uma venda em maior escala. Outro efeito marginal que vem sendo sentido é a demanda por peças substitutas. Em vários fórums de proprietários vem aparecendo soluções alternativas para serem usadas nas H-Ds. Lubrificantes de marcas mais baratas que mantém a especificação original, filtro de óleo genérico e peças equivalentes encontradas no mercado de auto peças (com a globalização, muitas peças de automóveis podem ser usadas nas H-Ds sem qualquer problema). Ou seja, o preço de aquisição começa a ficar competitivo, mas o custo de manutenção continua sendo um problema para uma parcela dos novos proprietários que conquistaram o sonho da H-D. Espero que essa parcela que procura alternativas se mantenha adepta da filosofia sobre a importância da procedência da peça e não patrocine o roubo de motocicletas para atender a demanda por peças mais baratas. De toda a forma, fica mais uma lição para a turma da matriz que vem se preparando para assumir a estratégia da H-D no Brasil: não basta vender a moto por preço mais competitivo. É preciso um pós-venda eficiente, com técnicos de bom nível prestando bons serviços por preços justos e peças de reposição a preços competitivos para evitar que esse mercado promissor não seja desperdiçado logo após a venda da motocicleta."

Fonte: Blog do Wolfmann

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