A dica da semana é uma banda que gosto muito: Supergrass. Banda de rock, associada ao estilo noventista Britpop, junto com Radiohead, Oasis, The verve, Blur etc... Muitas dessas bandas surgidas na cena rock de Oxford. Sim, é isso mesmo. Enquanto aqui temos forró e sertanejo universitários, eles produzem rock universitário em Oxford. Pronto... desabafei ! Imagino que muitos já devem ter ouvido falar neles pelo seu hit
"Alright", cujo clipe passou repetidas vezes na MTV lá pelos idos dos anos noventa. Confesso que, por muito tempo, só conhecia resumidamente o trabalho deles através dessa música. Fiquei realmente surpreso quando passei a procurar mais sobre seus outros álbuns. Percebi se tratar de uma banda de rock de verdade e com muita personalidade. Faz muito bem ao que se propõe. Sem excessos de floreios, virtuosismos, vaidades e pretensões. Letras simples e arranjos bem encaixados. Melhor receita para um bom rock n’ roll. Sua sonoridade está muito ligada às influências de grandes bandas consagradas como Beatles e Kinks, com o uso de teclados e sopros, além de outros efeitos psicodélicos. Inicialmente eram um power trio formado por: Gaz Coombes (voz, guitarra), Mick Quinn (voz, baixo), Danny Goffey (voz, bateria). Logo mais, Rob Coombes (teclados) também passou a fazer parte da formação oficial a partir do álbum Life on other planets. Particularmente, esse é o meu preferido. Justo por ser o mais diversificado e psicodélico deles. Infelizmente, a banda acabou em abril desse ano alegando "divergências musicais". Chegaram a fazer uma sequencia de 04 shows em junho como despedida oficial, mas nunca lançaram o álbum que então estavam produzindo. Se é que realmente estavam... Bom, mas é inegável que deixaram um legado musical sensacional. Espero que cheguem a influenciar muita gente que queira formar banda, tocar guita hero ou cantar no chuveiro. Porque eu já contrai essa "influenza". Caso sem volta e sem cura. Graças Almighty ! Para encerrar o papo, fica a indicação de algumas músicas separadas por discos. Claro que o critério "ideal" da escolha de cada uma foi porque são músicas com as quais mais me identifico. Então tá ! É isso aí moçada, prometo exercer meu poder síntese da próxima vez e ser menos prolixo. Porém, como se trata de uma primeira vez, eu precisava escrever um pouco mais que o normal. Até sexta que vem e grande abraço a todos.
1995 I should Coco
Primeiro hit dos caras lá em 1994.
Serve como norte para as demais canções que viriam a seguir.
Alright Sem dúvida o hit que os catapultou mundialmente, sobretudo, aqui no Brasil.
Time Balada que muitos “conjuntos de baile” gostariam de ter composto.
1997 In it for the money
Música de peso. Gosto pessoalmente dela e toco em uma das bandas covers de que participo.
Late in the day Ganhei uma cerveja de um brother, Duda Coser, que jurava que o Supergrass era menos que Oasis porque não tinha nehuma balada. Ele tava duplamente enganado. Além da balada, o supergrass é mais banda que Oasis
Carro, estrada, sol, deserto e rock n’ roll. Desafio a qualquer leitor me indicar alguma música com esses ingredientes que seja uma bosta. Não existe !
1999 Supergrass
Moving Outra balada bala. Nada melhor que fechar um disco com uma canção de ninar.
2002 Life on other planets
Can’t get up Gosto demais desse som.
Fala exatamente o que sinto ao acordar num domingo de manhã:
"...standing in a forest of reason"
Grace "Save your Money for the children ohhh Grace" – Quem ainda nunca ouviu essa "corneta" como se fosse uma agulhada em um boneco vudu , pode ir se acostumando ouvindo-a nesse clipe.
Uma das músicas mais viajantes que eles fizeram.
Segundo o Gustavo Volpe, grande amigo meu, lembra a fase solo do John Lennon. Podicrê, bicho.
x
Fonte: Luciano Funari "Montanha"
Nenhum comentário:
Postar um comentário