segunda-feira, 24 de maio de 2010

Fique ligado: Tensores das correntes

Um assunto que acaba meio escondido por conta da política de trocar de motocicleta em intervalos pequenos e sem atingir grandes quilometragens de uso é a folga dos tensores das correntes do comando dos Big Twin. Existe uma recomendação da H-D USA para troca desses tensores a cada 30000 milhas (48000 kms) que segundo mecânicos tanto de oficinas autorizadas quanto especializadas está impressa em boletim de serviço da H-D. Essa recomendação de troca preventiva é para evitar a quebra dos rolamentos e que os detritos dessa quebra tragam resultados muito danosos à parte baixa do motor com problemas nos comandos, virabrequim e pés dos cilindros. É um reparo que merece ser feito por mecânico habilidoso em face das folgas aceitáveis pelo projeto dos Big Twins, mas que não tem grandes mistérios já que o kit dos espaçadores é vendido pronto e a troca se dá na base do plug and play. A necessidade de experiência se dá pelo espaçador do comando que fica perto do virabrequim, necessitando que seja desmontado o comando, os cilindros e o virabrequim para ter acesso ao local do espaçador. Existe uma solução técnica que implica na troca dos comandos de correntes por comandos de engrenagens que vem sendo propagandeada como sendo uma solução definitiva, mas se levarmos em conta o uso de cada um vamos concluir que essa solução definitiva (cerca de 60% mais cara que a simples troca dos espaçadores) é válida apenas para os "heavy-users" capazes de rodar 20000 kms/ano ou mais.

2 comentários:

gus disse...

Pois sou eu, já passei dos 48.000 km. Isso vale pras sportsters?

Anônimo disse...

Cara vale a pena falar com o DIEGO EX-HD ou com o Mauro da ACP.
Claudio