segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"The Mother Road" - Rota 66

Embora os empreendedores Cyrus Avery de Tulsa (Oklahoma), e John Woodruff de Springfield (Missouri) merecessem a maior parte dos créditos por promoverem a idéia de uma ligação interregional entre Chicago e Los Angeles, os seus esforços não se concretizaram até o surgimento do interesse estatal através do programa nacional do desenvolvimento de auto-estradas. Oficialmente, a designação numérica 66 foi atribuída à rota Chicago/Los Angeles no verão de 1926. Com essa designação, veio o seu reconhecimento como uma das principais artérias ligando o leste e o oeste da nação. Em 1956, os Estados Unidos começam a construir a sua nova malha viária a partir da assinatura do Interestate Highway Act. Em 1970 praticamente todos os segmentos originais da Rota 66 foram substituídos por modernas rodovias, mas ainda hoje permanecem trechos originais da 66 que passam por pequenas comunidades parcial ou totalmente abandonadas. A manutenção desses trechos deu-se graças à criação das associações de defesa da "Mother Road", que colocaram em toda a sua extensão placas indicativas da estrada. Atualmente cerca de 85% da estrada ainda é transitável. Em 1984, a Rota 66 foi oficialmente desabilitada como rodovia federal e nem consta nos mapas oficiais.

Algumas curiosidades sobre a Rota 66:

- A Rota 66 tem a extensão aproximada de 4.000 km.
- A estrada atavessa 8 estados, 200 cidades e 3 fuso-horários.
- A Rota 66 começa em Chicago e acaba em Los Angeles - Santa Monica.
- Viajar no sentido oposto é historicamente errado.
- Em 1926 somente 1200 km haviam sido pavimentados.
- Só em 1937 é que a Route 66 foi pavimentada de uma ponta a outra.
- Devido a uma mudança no traçado em 1937 há uma interceção onde a Rota 66 cruza ela mesma no centro da cidade de Albuquerque (Novo Mexico). Neste ponto pode-se ficar na esquina da Rota 66 com a Rota 66.
- A Rota 66 também é conhecida por "The Mother Road", "The Main Street of America" e "The Will Rogers Highway".

Nenhum comentário: