sexta-feira, 5 de junho de 2009

O marketing na contramão

"Em uma época de escolhas explosivas e mudanças imprevisíveis, o marketing – o novo marketing – é a solução. Com tantas escolhas para os clientes, as empresas enfrentam o fim de sua fidelidade. Para combater essa ameaça, elas podem aumentar seu pessoal de vendas e de marketing, lançando recursos caros no mercado como uma forma de manter seus clientes. Porém, a solução real obviamente não é mais marketing, e sim o melhor marketing. E isso significa um marketing que encontra um modo de integrar o cliente à empresa, como forma de criar e manter uma relação entre a empresa e o cliente." (MC Kenna, 1999, p. 04) É lamentável que o HOG - Chapter Porto Alegre esteja sendo utilizado na contramão desta idéia. Enquanto todos são semanalmente convidados neste blog para dividir a mesa nas quintas no Weiss e as estradas nos sábados, parte dos frequentadores assíduos destes encontros deixaram de ser convidados para os eventos ditos "oficiais", passeios, jantares, etc. Isso é algum tipo de segmentação de mercado ? Limpeza ? Seleção natural ? Será este o tal "melhor marketing" ? E agora seu Mc Kenna, me explica isso !?

8 comentários:

Anônimo disse...

Reinaldo:

A propósito, em que pese eu ter duas HD compradas na loja POA, mais de dez jaquetas e várias camisetas compradas na mesma loja, curiosamente eu não tenho recebido um telefonema sequer dos organizadores para qualquer evento. Acho que o MC Kenna esqueceu de dizer que marketing se faz também com boa educação.

Mário Macedo

mario paravisi disse...

Ô GG! Tu tá gastando muito! ahahahahah
Abraço!

ANTONIO disse...

Caro Reinaldo e Mario Macedo,
Ainda não conheço nenhum de vocês dois pessoalmente. Até porque nunca recebi nenhum convite para a tal janta, que eu já sabia existir, e nem mesmo para os passeios. Um grande amigo aqui de CAXIAS DO SUL me informou que era normal, uma informação recebida na LOJA de PORTO ALEGRE, não receber convites para os passeios. Sobre este fato pelo que sei e fui bem informado, tratava-se de uma orientação da GERÊNCIA em São Paulo, "NÃO ENVIAR EMAILS NEM TELEFONAR PARA PASSEIOS". Mas se é por falta de convite, convido os amigos a virem a BENTO GONÇALVES, onde, com certeza, seram recebidos com toda educação e cordialidade que merecem em um grande evento. Grande abraço, Antonio

wolfmann disse...

Reinaldo, só posso dizer que marketing não é o forte dos autorizados HD no Brasil.
Vários colegas me parabenizam pelo meu blog dizendo que conseguem saber mais do HOG pelo blog do que pela divulgação do Grupo Izzo.
E posso dizer que você tem o mesmo prestígio pois acabo de receber e-mail do HOG Curitiba me perguntando por um contato com os Harlystas - Rio Grande do Sul.
O contato do HOG Curitiba é hogcuritiba@gmail.com . Entre em contato com eles porque já é a segunda mensagem que recebo deles querendo entrar em contato contigo.
Abraço, e se o HOG POA pode abrir mão de um canal de divulgação como o teu blog é porque eles não tem mesmo interesse em agregar novos integrantes ao HOG.

HARLYSTAS - RIO GRANDE DO SUL disse...

Grande amigo Wolfmann,
Primeiro bem-vindo de novo às terras ou melhor, às estradas brasileiras. Acompanhamos tua viagem pela EUROPA durante as últimas semanas um pouco surpresos com o quadro H-D em Portugal. Mas agora chega de férias, é hora de voltares à ativa, rodar com amigos, estar com a família, "reclamar" da vida, e programar novas aventuras. Obrigado pelo "visita" e pelos comentários de apoio. Abraço, Reinaldo

Ivens disse...

Caro Reinaldo,
Nem precisaria gastar nada em marketing isso nós da HDPOINT sabemos. Só atender bem e transformar cada cliente num amigo, que é o que procuramos fazer por aqui.
Esse "tiro no próprio pé" da H-D Brasil só é possível porque uma motocicleta "daquela marca" vende mesmo que esteja com uma placa de papelão em cima dum barranco.
Grande abraço

Anônimo disse...

Quero deixar registrado aqui...tenho minha Hd, adquirida com muito suor, um exemplar usado.em certa ocasião, participei de uma " janta" no Hog...fui um dos poucos que foram de moto,já que a maioria preferiu ir de (camioneta importada), fui um dos poucos que estava de jaqueta de couro, com minhas tatuagens, barba comprida e outros detalhes que fazem parte de minha aparência.vou lhes resgistrar que á partir desse dia, nunca mais passei perto do HOG da Harley, e que quase saí na porrada com alguém que estava ali...ouvi coisas do tipo como "bah, sua moto é antiga" " bah, vc não tem carro, somente moto"...é esse o tipo de cara que se denomina " biker"?o que não pega a estrada, oque valoriza as pessoas pelo o que elas tem, e não pelo que elas são...meus amigos...vcs não perderam nada em não serem convidados para eventos do Hog...eles não tem nada a ver com motociclistas.A maioria dos integrantes deste, Não passam de uns otários que sequer sabem andar de moto, ou conhecem a história do motociclismo, ou a história da Harley...viva os bikers de verdade, que amam pegar a estrada, custe o que custar, e que não fazem parte de um grupo de mauricinhos que não tem nada a ver com a real identidade do Harleyro!Abraços

Mauro disse...

Tá na hora de começar a se identificar, fazer comentário anônimoé fácil difícil é dar a cara pra bater. Pegar a estrada não é viajar daqui até Tramandaí. abraço.