quarta-feira, 3 de junho de 2009
The Eagle soars alone
Para quem ficou surpreso com o "intervencionismo estatal" americano no socorro aos bancos ou a montadora GM , é bom lembrar que não é a primeira vez que um governo dos EUA ajuda empresas privadas em crise. No final da década 60, prestes a falir, a tradicional fabricante de motocicletas Harley-Davidson foi socorrida pela estatal American Machine and Foundry Machine (AMF), que assumiu seu controle. No início da década de 80, a empresa ainda conseguiu que o governo de Ronald Reagan aplicasse tarifas de importação de 49,4% às motos japonesas de mais de 700 cilindradas que estavam invadindo o mercado americano. Somente em 1981 a Harley voltaria ao controle privado, recomprada por seus antigos proprietários. Em 1987, a pedido do próprio fabricante, o governo eliminaria as tarifas de importação para as concorrentes japonesas (um ano antes do prazo estabelecido). A "águia" (símbolo da fábrica) já podia voar com as próprias asas. Não fosse a ajuda estatal, este ícone norte-americano seria hoje apenas peça de museu.
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