Alguns de nós tem estampada em suas moticletas ou camisetas a figura de uma águia. Esta é uma ave muito especial, é a que mais tempo vive além de ser a que voa mais alto quase que sempre em voo solitário. Ficam lá no alto, olhando o azul infinito. Alguma vez já pensou onde vão as águias quando a tormenta vem ? Onde é que elas se escondem ? Elas não se escondem... Abrem suas asas, que podem voar até 90 km por hora e enfrentam a tormenta. Enquanto todo mundo fica às escuras, embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, o que as impedem de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedindo-as de se alimentar. Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, procuram um lugar alto, próximo à uma rocha onde batem as unhas até que se quebrem. Em seguida o bico. Batida após batida, até cair. Enquanto isso, são alimentadas por outras, para que sobrevivam. Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas, uma a uma. Após aproximadamente 150 dias está completo o processo e ela parte para o vôo de renovação, com mais anos de vida pela frente. Mas as águias também morrem. Quando sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Tiram as últimas forças de seu cansado corpo e voam aos picos mais altos, quase inatingíveis, e aí esperam resignadamente o momento final. Até para morrer são extraordinárias.Contribuição: "DR" Dario
6 comentários:
Ainda que o texto seja longo,Ilustríssimo Sr. Dario, não o redime da ausência de comentários em postagens anteriores.Portanto, como muito "bem" escreveu um indivíduo "doravantemente, é fatídico, por conseguinte..." (fonte omitida propositalmente)(pérolas/2009).
Ladie
Estimada Lady of Harley, Deise.
Sábado passado, chuva e tal, estávamos eu, o Rei e a Fê jogando conversa fora durante o final do café. Confessei a êles que a águia é o animal por quem nutro especial e única admiração, sempre tendo em conta o modo como vive, cria os filhos e morre. Daí (quase) tudo o que rola comigo tem águia no meio. O Rei e a Fê, com a sensibilidade que lhes é peculiar, ficaram vidrados e não deu outra. Advinhe. Leia o texto com atenção. De quem é o estilo ?! Quem tem essa narrativa poética mas ao mesmo tempo contundente ?! Acertou. Foi o Rei quem escreveu. E foi a Fê quem redigiu junto, aposto. Eu só conversei sobre a Águia. Abração p/vc e o Fernando. Especial cumprimentos ao Rei e à Fê e muito obrigado por me "vincular" ao texto.
Achei muito bom tanto que pirateei e pus no Blog da HDPOINT.
www.hdpoint.com.br
Grande Ivens,
Em breve vou visitar vocês. Grande abraço a turma de Camboriu.
REI
Me avisa pra gente poder esperar o amigo com um churras.
Meu email - ivn@terra.com.br
ou o da hdpoint@hdpoint.com.br
Grande abraço!
Postar um comentário